Na educação infantil, neste inicio do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ao mesmo tempo a criança é estimulada a construir relações e se socializar, por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades lúcidas, desenvolvemos os conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia.
Faz-se necessário, assim, que o educador crie situações significativas de aprendizagem, para alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotora e socio-afetivas. Para concluir, podemos dizer que cuidar e o educador se efetivam nas mais diversas atividades rotineiras, já que as crianças pequenas ainda estão desvendando o mundo que deve ser conhecido e aprendido, porém, ainda não são independentes e autônomas para os próprios cuidados pessoais. As crianças pequenas precisam ser ajudadas e orientadas a construir hábitos e atitudes adequadas para estar e viver de modo comprometido e responsável no mundo que se descortina.
A linguagem mais próxima do universo infantil é a brincadeira; é por meio dela que o educando desenvolve capacidades importantes para o seu desenvolvimento, como atenção, a memória, a imaginação, a imitação, a criatividade, a capacidade de resolver conflitos, e consequentemente se apropriar de condições para uma fase adulta mais feliz e reflexiva. A brincadeira é possibilidade de construção de conhecimento. Ao brincar, a criança reflete sobre seu cotidiano e experimenta novas situações; recria e repensa os acontecimentos que lhe s deram origem, por meio da significação de sinais, gestos e objetos. É no ato de brincar que ela estabelece diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papeis, tomando consciência disso e generalizando para outras situações. Brincando, a criança recria e interpreta o mundo em que vive, relaciona-se com esse mundo e aprende. Mesmo sem intenção de aprender, quem brinca aprende, até porque se aprende a brincar. Enfim, a criança faz da brincadeira um meio de comunicação, de elaboração, de compreensão de prazer e de recreação.
A qualidade de educação de crianças pequenas esta intrinsecamente relacionada ao que se faz no cotidiano escolar. Para tanto, é fundamental que ocorra o comprometimento do educador e que se dê relevância às especificidades afetivas, biológicas, cognitivas, culturais, emocionais, linguísticas, lúdicas e sociais das crianças. Nesse sentido, o desafio de educação infantil é compreender que as crianças possuem uma natureza singular e maneiras especificadas de ser e estar no mundo para que a aprendizagem se afetiva de forma significativa.
Avaliar uma criança na educação infantil significa, sobretudo, acolhê-la no seu modo de ser e estar no mundo, observar e refletir sobre seus processos de apropriação do conhecimento.
A estrutura do material adotado em cada nível, contém dois cadernos com duas unidades temáticas. Por meio de um processo integrado, essas unidades temáticas compreendem os eixos curriculares de forma inter-relacionada, sendo possível, uma abordagem com maior significância e flexibilidade.