Ensino Fundamental I

ensino-fundamental-1-cabofrio

A fim de consolidar o ambiente escolar como espaço informativo, a escola necessita resinificar a organização curricular, compreendendo o currículo também como conjunto de aspectos que organizam o cotidiano escolar. Todas as atividades escolares desenvolvidas na escola contribuem para a formação dos educandos, ou seja, são legitimas ações curriculares.

É de suma importância que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais que possibilitem descobrir e redescobrir conhecimento caracterizando uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Assim, ela deve estar vinculada o contexto concreto da vida do aluno, de sua cultura e de sua sociedade, uma vez que a experiência vivida tem que ser interpretada e refletida, para que haja melhor compreensão do processo de aprendizagem evitando assim o armazenamento mecânico e fragmentado dos conteúdos e as associações arbitrarias. Os conhecimentos prévios devem ser explorados para que haja vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.É importante ainda, provocar conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais o aluno consiga aprender o novo. Atividades didáticas desafiadoras e situações-problemas são adequadas para esse fim.

O caminho proposto pela Coleção Fundamento é então uma proposta pedagógica com conteúdo significativo e metodologia desafiadora para conduzir o educando a um processo bem sucedido. Estabelecendo a aprendizagem como algo inerente ao dia a dia do aluno, estimulando e ampliando a percepção da criança por meio de situações que lhe são sensíveis, inserindo-a, assim, nas várias situações de aprendizagem que estão presentes em seu cotidiano.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Entre em Contato

Rolar para cima
Abrir WhatsApp
Fale Conosco
Olá
Posso te ajudar ?