A fim de consolidar o ambiente escolar como espaço informativo, a escola necessita resinificar a organização curricular, compreendendo o currículo também como conjunto de aspectos que organizam o cotidiano escolar. Todas as atividades escolares desenvolvidas na escola contribuem para a formação dos educandos, ou seja, são legitimas ações curriculares.
É de suma importância que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais que possibilitem descobrir e redescobrir conhecimento caracterizando uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Assim, ela deve estar vinculada o contexto concreto da vida do aluno, de sua cultura e de sua sociedade, uma vez que a experiência vivida tem que ser interpretada e refletida, para que haja melhor compreensão do processo de aprendizagem evitando assim o armazenamento mecânico e fragmentado dos conteúdos e as associações arbitrarias. Os conhecimentos prévios devem ser explorados para que haja vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.É importante ainda, provocar conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais o aluno consiga aprender o novo. Atividades didáticas desafiadoras e situações-problemas são adequadas para esse fim.
O caminho proposto pela Coleção Fundamento é então uma proposta pedagógica com conteúdo significativo e metodologia desafiadora para conduzir o educando a um processo bem sucedido. Estabelecendo a aprendizagem como algo inerente ao dia a dia do aluno, estimulando e ampliando a percepção da criança por meio de situações que lhe são sensíveis, inserindo-a, assim, nas várias situações de aprendizagem que estão presentes em seu cotidiano.