O final do Ensino Fundamental II simboliza o encerramento de um processo educativo e ritualiza a passagem do aluno para um outro universo no mundo da Educação Básica, que é o Ensino médio.
Para o aluno do Ensino Médio, menos infantil e mais cidadão do mundo, a escola passa a ter outro significado e, talvez por isso, o sentido da aprendizagem ganha novos contornos
O ingresso no Ensino Médio parece trazer essa pergunta à baila novamente, gerando novos questionamentos das famílias e dos jovens. Aproxima-se o momento de uma escolha decisiva, que está relacionada ao percurso acadêmico e profissional que o aluno quer seguir.
A escola, então, compreende a importância de colaborar para que a escolha desse jovem seja feita de forma consciente.
Embora seja continua, são grandes os desafios dessa etapa, seja em relação à complexidade dos fenômenos que são estudados e analisados, seja em relação à necessidade de maior fundamentação da crítica e profundidade das reflexões que precisam ser feitas diante dos conteúdos trabalhados.
A 3ª série do Ensino Médio é ano de fechamento. Fecha-se um ciclo, encerra-se uma etapa da vida.
Conhecimento acadêmico, interligado com a vida em comunidade, contribuíram, ao longo de anos, para a formação de jovens autônomos e responsáveis. É no terceiro ano, então, que se recupera o “ciclo da vida”, e se refaz, de forma simbólica, o percurso dessa formação. Conteúdos são revisitados, metodologias são reiteradas e também questionadas, síntese são feitas. É hora de colocar o pé na estrada e ousar novos desafios. O vestibular se avizinha e uma preparação mais intensa é o que propõe o ultimo ano do Ensino Médio.
Novos caminhos trazem insegurança. Com alicerce acadêmico, ético e moral, o jovem tem condições de planejar e utilizar-se dos instrumentos dos quais se apropriou, ao longo de todo o seu percurso escolar, para não só escolher caminhos, mas também saber percorrê-los com destreza.